sexta-feira, 22 de março de 2013

Afinal, o que é Nutella?

É uma marca de um creme de avelã com chocolate e leite que está presente em quase todo o mundo.

Nutella foi criado pela empresa italiana Ferrero no ano de 1963. A receita foi desenvolvida a partir de um outro produto lançado pela Ferrero em 1944. Nutella é atualmente vendido em mais 75 países.

No Brasil, é vendida desde 2005.


1. Composição

 Para entender, devemos saber o conceito de Gianduja:


É o termo para a mistura de 70% de chocolate e 30% de creme de avelã.
    A princípio usada, a partir de sua criação em 1806 , pelos piemonteses como alimento energético, passou depois para guloseima na forma de bombom com inúmeras variações. Sua origem se atribui a confeiteiros que substituíram parte do então caríssimo cacau pela mais acessível avelã.

Já a Nutella é uma forma modificada de gianduja. De acordo com a empresa que a produz, os principais ingredientes são o açúcar e óleos vegetais com avelã. A receita de Nutella varia em vários países, com mudanças na quantidade de alguns ingredientes.

2. Ingredientes


  • Austrália: açúcar, óleo vegetal, creme de avelã (13%), leite em pó desnatado (8,7%), pó de cacau gordura reduzida (7,4%), emulsificante, saborizante (vanilla);
  • Polônia: açúcar, óleo vegetal, creme de avelã (13%), cacau (7,4%), leite desnatado (5%), lactose, leite de soja, vanilla (sabor artificial);
  • Grã-Bretanha: açúcar, óleo vegetal, creme de avelã (13%), leite em pó desnatado (6,6%), emulsificante, saborizantes;
  • Brasil: açúcar, óleo vegetal, avelãs (13%), cacau parcialmente desengordurado (7,5%), leite desnatado (5,6%), lactose, soro de leite, emulsificante (lectina de soja) e aromatizante.


Vai da imaginação do consumidor como aproveitar esta delícia ;)





Fonte, adaptado de: Wikipédia

2 comentários:

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".