terça-feira, 2 de abril de 2013

Os benefícios da culinaria Japonesa


          A comida japonesa  conquistou  seu espaço e fama em todo o mundo. Decido à ótima saúde da população japonesa que chega tranquilamente até os oitenta anos de idade, essa receita foi passada para outros países e como agradou o paladar de muitas pessoas, hoje em dia há restaurantes japoneses por todo o mundo.

As preparações levam pouca ou nenhuma gordura saturada (o tipo que é nocivo ao organismo) tornando os pratos mais leves, os alimentos crus preservam 100% dos nutrientes e, além disso, são ricos em substâncias importantes para preservar a saúde, como o ômega 3 do salmão, que previne contra doenças cardiovasculares, ou o lentinan dos cogumelos, que reforça o sistema imunológico. 

As comidas japonesas são em geral muito saudáveis além de ter um sabor especial, são leves e tem propriedades muito benéficas à saúde, garantindo assim uma boa condição de vida.

BENEFÍCIOS DA CULINÁRIA JAPONESA

O segredo da comida japonesa se inicia com a qualidade dos alimentos. Normalmente, são utilizados alimentos frescos e raramente os industrializados, afastando assim doenças como câncer e alergias.  


Outro benefício da culinária japonesa é a prevenção da textura original, ou seja, evita-se o cozimento excessivo e a alteração do sabor dos alimentos com muitos condimentos, melhorando o valor nutricional do mesmo.

Normalmente a refeição é feita com os pauzinhos de madeira conhecidos como Hashi. Isso faz com que a pessoa consuma pouca quantidade por vez, e coma mais devagar, evitando exageros e repetições, que podem levar a problemas de saúde bem como o ganho de peso.

Dificilmente se verá um japonês assistindo TV e comendo ao mesmo tempo. O horário da comida é sagrado e eles evitam qualquer tipo de distração que possa comer maior quantidade em um curto período de tempo, que é o grande mal do Ocidente, onde as pessoas se acostumaram a comer fazendo outras atividades. 

Outro hábito dessa culinária é nunca beber algo gelado com uma refeição quente, pois acreditam que o choque de temperaturas dificulta a digestão.  Geralmente os pratos acompanham chás mornos a quentes.

Sabemos que é difícil uma pessoa resistir aos doces, e não é diferente no Japão. No entanto, o doce japonês não contém muito açúcar, leite condensado, creme de leite, chocolate, etc. O doce japonês é mais saudável por não ser como os doces ocidentais, ricos em açúcar e gordura. 

A base da culinária japonesa é feita de chás, arroz, peixe, vegetais e soja, ou seja, todos nutricionalmente saudáveis e relativamente pobres em gordura e colesterol, fazendo com que o Japão seja um dos países com menos índice de Cardiopatias, como por exemplo, o Infarto Agudo do Miocárdio.

O prato japonês geralmente conta com 40% de arroz, 30% de vegetais e 30% de proteínas.  


0 comentários:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".